Clique e saiba como
Clique aqui e veja como
.
Clique aqui e veja como
.
Clique aqui e veja como
.
Clique aqui e veja como
.
Clique aqui e veja como
.
Pousada Villa Fiorita
.
 

Curiosidades sobre Casamento
Casamento
Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga? Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.

Lua de mel
A palavra lua de mel tem sua origem nos casamentos por captura. Era assim : um homem apaixonava-se por uma mulher, capturava a amada ( muitas vezes contra a sua vontade ) e a escondia por um mês ( de uma lua cheia até a outra ) em algum lugar afastado. Durante esse período, eles bebiam uma mistura afrodisíaca, adocicada com muito mel, até que ela se rendesse à sua sorte. Daí o nome "lua de mel".

Buquês e seus Significados
Os primeiros buquês de noivas incluiam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado : hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranja davam fertilidade e alegria ao casal.

Padrinhos Guarda-costas
A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade quando se escolhia um bom amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia.

Chá de cozinha
Era uma vez um pobre moleiro holandês que ficou apaixonado por uma rica donzela. O pai da virgem desaprovou o casamento e recusou-se a financiar a união dos dois. Os amigos do moleiro, numa atitude de carinho e amizade, juntaram-se e ofereceram a eles alguns dos itens que ajudariam a mobiliar a casa. Assim, há muitos séculos atrás, nasceu o chá de cozinha.

Posição da noiva e noivo
A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem sua origem entre os anglo-saxões. O noivo temendo um ataque dos dragões e outras ameaças, deixava sempre o braço direito livre para sacar a sua espada.

Aliança
Você sabia que o uso da aliança de casamento vem da tradição cristã, desde o século XI, e que era colocada no 3º dedo da mão esquerda, pois acreditavam que nesse dedo havia uma veia que ia direto para o coração? Aliás, ainda hoje, esse costume é praticado nos casamentos islâmicos.

Vestido de noiva
Você sabia que o vestido branco para o casamento, que foi adotada em todo mundo, veio da Inglaterra, através da rainha Vitória em sua união com o primo, príncipe Albert? Sabia que foi a rainha quem o pediu em casamento? Pois, é! Naquela época não era permitido fazer um pedido desses a uma rainha, então, a rainha não teve outra alternativa, a não ser ela mesma pedir o príncipe em casamento.

Flores no caminho
Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Chuva de arroz - Ritual chinês?
Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Véu de noiva
O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores
Por que as pessoas se casavam?
Para esposar um dote (meio honroso de enriquecer) e para ter filhos legítimos que recolheriam a sucessão e perpetuariam o "corpo cívico", os cidadãos

Dicas de Casamento:
O casamento é uma ocasião que exige muitos preparativos. A melhor maneira de cuidar de todos os detalhes é fazendo um planejamento. Peça a ajuda dos seus familiares e organiza-se para chegar ao grande dia sem estresse. Confira esse check list.

12 Meses Antes do Casamento
- Marque a data.
- Decidam como serão as características da cerimônia: diurna, noturna, com festa, religiosa, simples, sofisticada, entre outros.
- Faça o primeiro orçamento de tudo que irão gastar com papelada, decoração, vestido de noiva, festa, cerimônia, maquiagem, cabeleireiro, motorista, fotógrafo, lua-de-mel, etc. Inclua tudo o que você lembrar para ter uma dimensão real de quanto poderá ser gasto.
- Pesquise com amigos idéias e serviços para o casamento e endereços que podem ser úteis.
- Comece a lista de convidados, anotando nome, endereço e telefone. Faça a lista aos poucos para não esquecer ninguém.
- Visite os lugares para a festa e os buffets que achar interessante. Anote o nome e o telefone para retomar depois. Reserve a igreja.


11 Meses Antes do Casamento
- Pesquise sobre a lua-de-mel. Visite agências e se informe sobre pacotes, reservas e providências como vistos e vacinas.
- Faça uma relação das próximas decisões: serviços que deseja contratar, nomes dos profissionais e custos (buffet, carro, fotos, vídeo, flores), itens a serem comprados (roupas, alianças, sapatos), itens que podem ser alugados (roupas das daminhas, noivo, pais e padrinhos).


10 Meses Antes do Casamento
- Comece a pensar no seu vestido. Pesquise modelos, estilistas, lojas e ateliês.

8 Meses Antes do Casamento
- Entre em contato com fotógrafos, cinegrafistas, músicos, decoradores, gráficas, empresas de aluguel de carros e peça orçamentos.
- Visite doceiras e buffets. Experimente os pratos que eles oferecem.
- Defina o local da festa e o cardápio.
- Termine a lista de convidados. Confirme a grafia dos nomes, telefones e endereços.

7 Meses Antes do Casamento
- Escolha e convide os padrinhos, madrinhas, pajens e daminhas. Faça o convite pessoalmente, nada de usar telefone, e-mail ou correio. Pense no que eles devem usar.

6 Meses Antes do Casamento
- Confirme a lua-de-mel e veja a papelada necessária. Se a viagem for para o exterior, providencie passaportes, vistos e vacinas.
- Reserve o local da recepção.
- Escolhas as músicas que tocarão na cerimônia.
- Contrate os serviços de buffet, decoração, fotos, músicos, docinhos, estacionamento, segurança, etc. Peça o contrato por escrito e guarde-o cuidadosamente.


5 Meses Antes do Casamento
- Encomende toda a papelaria: convites, cartões de agradecimento. Contrate um calígrafo para subscrever os envelopes.

4 Meses Antes do Casamento
- Encomende as lembrancinhas.
- Defina como será o bolo de casamento.
- Escolhe o modelo do vestido e comece as provas. Logo que definir o vestido, compre os sapatos. É melhor terminar as provas com ele.


3 Meses Antes do Casamento
- Providencie os documentos necessários para o casamento.
- Marque a data da cerimônia civil.
- Noivos e padrinhos devem definir suas roupas.
- Visite o buffet, prove e aprove o cardápio da festa.
- Escolha a decoração da igreja e os arranjos da festa.
- Compre um presente especial para o seu noivo.
- Faça sua Lista de Casamento.

2 Meses Antes do Casamento
- Envie os convites para os convidados de outras cidades.
- Entregue os convites dos padrinhos e pais dos pajens e daminhas pessoalmente.
- Comece a pensar no cabelo e na maquiagem para o dia do casamento. Converse com profissionais, defina se vai usar coroa, tiara ou flores. Marque limpeza de pele duas semanas antes do casamento, para não ficar com marcas.
- Escolha o buquê.
- Combine os detalhes do chá de cozinha com a amiga que irá organizá-lo. O ideal é marcar por volta de dez dias antes do casamento.
- Planeje a semana do casamento. Marque horário no cabeleireiro e quem vai cuidar das suas unhas, depilação, etc.
- Defina o carro irá para a cerimônia e quem irá dirigi-lo.
- Marque um ensaio de cerimônia incluindo daminhas e pajens.

1 Mês Antes do Casamento
- Entregue os convites restantes.
- Ligue para a igreja ou sinagoga e confirme o horário da cerimônia.
- Verifique salas e banheiros do local da recepção e providencie toalhas, lenços de papel e sabonetes.
- Confirme todos os horários que marcou: cabeleireiro, dia da noiva, etc.
- Compre lingeries especiais para a noite de núpcias e lua-de-mel.
- Confira todos os presentes que você já ganhou na Lista de Casamento e envie cartões virtuais de agradecimento para os convidados.

15 Dias Antes do Casamento
- Faça a última prova do vestido.
- Faça um tratamento completo de pele, cabelo e a prova de maquiagem e cabelo com o véu.


7 Dias Antes do Casamento
- Busque o vestido de noiva e os acessórios. Lembre o noivo e os padrinhos de fazerem o mesmo.
- Confirme todos os serviços contratados para o casamento.
- Monte um kit de emergência, coloque pó compacto, batom, lenços de papel, linha, agulha, alfinetes, band-aid, um analgésico e algum medicamento que você e ele costumem usar.
- Lembre seu noivo de organizar o dia dele do casamento. Com quem vai estar e quem vai levá-lo à cerimônia.

1 Dia Antes do Casamento
- Se for trocar de sapato e entregar lembrancinhas, envie tudo e os demais acessórios da festa para o local da recepção.
- Você merece fazer uma massagem, depilação e pedicure.
- Descanse e procure ir dormir cedo.

O Dia do Casamento
- A alimentação deve ser leve, mas não pule nenhuma delas.
- Se entregue aos profissionais de beleza.
- Aproveite cada momento. Esse dia é só seu.

 
   
   
 
O Guia Eventos e Festas não se responsabiliza pelos conteúdos, informações dos anúncios e publicidade de produtos e serviços publicados. Toda a responsabilidade é dos anunciantes.
Página Inicial Casamentos Formatura Quinze Anos Aniversários Empresariais Organização Espaços para Festas e Eventos Gastronomia Foto e Filmagem Som e Djs Locação de Telão Buffets Bartenders e Garçons Bolos Decorativos Salgados e Doces Aluguel de Roupas Beleza e Estética Turismo Festa Infantil Cursos Feiras Criaçao de Sites Vendas e Trocas Conheça o Guia como Anunciar Publicidade Fale com o Guia Dicas Indique o Guia